Projeto PROJOVEM ADOLESCENTE
PROJOVEM ADOLESCENTE
I IDENTIFICAÇÃO DO TÉCNICO RESPONSÁVEL PELO PROJETO
1. Nome: Elisabete Rodrigues de Oliveira
2 Cargo/função: Técnica /Coordenadora Social
II CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA DA REGIÃO
1. Localização
Avenida Novo Retiro,n/s
Milton Brandão -PI
2. Características da população a ser atendida
a) Segmento: adolescentes
b) Faixa-etária: de 15 a 17 anos e 11 meses
c) Regime de atendimento
Socioeducativo: ProJovem – regime de proteção básica para jovens de 15 a 17 anos, ambos os sexos, em caráter formativo.
d) Horário de atendimento
ProJovem – 12h30/semana.
e) Sexo: Ambos os sexos.
f) Capacidade: Total de 3 coletivos com lotação de 25 a 30 jovens cada
g) Lotação média mensal: 76 atendimentos
III DESCRIÇÃO DO PROJETO
1. Título do Projeto
ProJovem Adolescente
2. Prazo de Execução
ProJovem Adolescente: 24 meses
3. Justificativa
Cada projeto desenvolvido pela entidade segue suas especificidades,desde os objetivos, demanda, horário, como se justifica pelas necessidades dos atendidos. Neste contexto, a aquisição de equipamentosa que se destina este Plano de Trabalho, visa suprir as carências no suporte a todos os projetos desenvolvidos pelo Projovem Adolescente de Milton Brandão, proporcionando melhores condições na oferta dos serviços prestados à comunidade.
IV OBJETIVOS
1. Geral
Garantir o cumprimento dos direitos e deveres da criança e do adolescente do Município de Milton Brandão, ou que nele se encontre em situação de risco pessoal e/ou social, articulando ações com a família, comunidade e escola.
2. Específico
ProJovem Adolescente: Complementar a proteção social básica à família de adolescentes de 15 a 17 anos e 11 meses, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária, bem como criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
V OPERACIONALIZAÇÃO
Projeto Ações
CICLO | Cursos oferecidos/ oficinas | OBJETIVO |
II | Informática | Para os jovens adquirir conhecimentos de informática ,tendo a disposição a Navegação orientada na web, Utilização de programas, Pesquisas na Internet / utilização de ferramentas de busca, Criação e manutenção de blog , Cursos introdutórios de office - editor de texto etc. convivência social e formação profissional. Fortalecimento da relação familiar e cidadania. |
Culinária, gastronomia, panificação | Aprendizagem deste oficio,Inserção produtiva e inclusão social/ convivência social e formação profissional. Fortalecimento da relação familiar e cidadania. | |
Artesanato/bijuterias | Inserção produtiva, convivência social,valorização cultural e formação profissional. Fortalecimento da relação familiar e cidadania. | |
Esportes, lazer e recreação | Recreação,fortalecimento dos vínculos , valorização cultural ,inclusão ,convivência social e formação profissional. Fortalecimento da relação familiar e cidadania. | |
Cabeleireiro, moda, estética | Aprendizagem deste oficio,Inserção produtiva , inclusão social/ convivência social e formação profissional. Fortalecimento da relação familiar e cidadania. | |
Outros | convivência social, valorização cultural e formação profissional.Fortalecimento da relação familiar e cidadania. |
VI FASES DE EXECUÇÃO
Projeto Execução das Ações ProJovem Adolescente –CICLO I e II
- Acompanhamento escolar;
- Orientação profissional;
- Cursos e Oficinas lúdicas e recreativas de comunicação e leitura;
- Atividades esportivas, artísticas, culturais e de lazer;
- Motivação para às atividades escolares;
- Dinâmica de grupos;
- Oficinas educativas e preventivas, com temas transversais que envolvem a adolescência;
- Visitas domiciliares e orientação sócio-familiar;
- Passeios, viagens e eventos.
- Acompanhamento Psicossocial pela equipe do PAIF